Retrospectiva 2019: No Esporte, ano foi marcado pelo cinquentenário da Arena Batistão e captação de grandes eventos

19 de dezembro de 2019

O ano de 2019 está chegando ao fim. É hora de se fazer um balanço das atividades, com avaliação dos fatos marcantes, da evolução no setor de Esporte, dos eventos esportivos e das realizações nesse segmento. Momento também de se planejar, traçar metas e definir perspectivas para o futuro.

Um dos maiores eventos que marcaram a atual temporada no segmento esportivo foram as comemorações do "Cinquentenário da Arena Batistão", a maior e mais importante praça esportiva de Sergipe. Essas comemorações começaram bem antes do dia 9 de julho, com o lançamento e obliteração de um selo comemorativo. Distribuído a diversas autoridades presentes na data do lançamento, o selo comemorativo do "Cinquentenário da Arena Batistão" passou a estampar toda correspondência oficial da Superintendência Especial do Esporte - SUPEE e integrar as coleções dos filatelistas, como uma grande relíquia.

As comemorações do Centenário da Arena Batistão tiveram seu ponto alto no dia 9 de julho, que começou com uma alvorada festiva e missa em ação de graças, celebrada na própria Arena Batistão. Durante a missa, foi feita uma homenagem especial aos cronistas esportivos, que fizeram história na transmissão do 9 de julho de 1969. À noite, as homenagens foram para os idealizadores, construtores e todos que fizeram a história gloriosa da Arena Batistão.

Atividades esportivas - As ações prosseguem durante o ano nas Escolas de Esportes. Na Escola Gerivaldo Garcia, no bairro Santos Dumont, houve um acréscimo de 168 para 320 jovens atendidos, e na Professor Kardeck, no bairro Santa Maria, um acréscimo de 350 para 470. "Essas escolas seguiram com a missão específica de promover a iniciação esportiva aos jovens sergipanos, que utilizam o contraturno escolar, para dar os primeiros passos em modalidades esportivas como futsal, basquetebol, voleibol e handebol, nas lutas como Kickboxing, Tae-Kwon-do Jiu-Jítsu, Boxe, Capoeira, Karatê, Muay Thay e Judô. Durante o ano, essas escolas de esporte promoveram várias atividades, entre elas torneios e competições esportivas, agitando ambas as comunidades escolares", explica Mariana Dantas, superintendente especial do Esporte.

Competições escolares - Escolas da rede pública estadual participaram com destaques dos Jogos Escolares promovidos pela TV Sergipe. Foram 1.667 jovens atletas, com 2.259 participações, conquistando, ao todo, 396 medalhas, 132 das quais foram de ouro, 130 de prata e 134 de bronze. A Superintendência também participou da logística dos Jogos da TV Sergipe, apoiando no transporte das unidades de ensino do interior para a capital. Foram ao todo 256 viagens, de ônibus, vans e micro-ônibus.

Jogos da Primavera - Um dos eventos de sucesso promovido pela SUPEE em 2019 foram os 36º Jogos da Primavera. O maior evento esportivo escolar do estado de Sergipe ganhou um novo formato, dividido em fases, ficou mais abrangente e com números expressivos. Maior participação das unidades de ensino da capital e do interior. Participaram do evento 9.404 alunos atletas, representando 408 escolas de 67 municípios. Houve um acréscimo de 73% no número de unidades de ensino participantes, em comparação com o do ano anterior.

Jogos Escolares da Juventude - Em competições nacionais promovidas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), Sergipe participou em Natal-RN da Seletiva Regional dos Jogos Escolares da Juventude, com uma delegação de 174 pessoas, representadas com 152 alunos-atletas, seis dirigentes e 16 técnicos, garantindo vaga para a fase nacional em duas modalidades, o Futsal masculino categoria B e o Voleibol masculino categoria A.

Na fase nacional realizada em Blumenau-SC, o Estado participou com uma delegação de 160 pessoas, sendo 133 alunos atletas, 22 técnicos e cinco dirigentes, conquistando oito medalhas, sendo duas de prata e seis de bronze.

A SUPEE promoveu ou apoiou eventos como o Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol, da CBDE, o XX Encontro de Educação Física, Copa das Favelas da CUFA, 42ª. Copa Norte-Nordeste de Ciclismo e o Troféu Duda Lisboa de Vôlei de Praia.

Apoios - Nas ações esportivas, a SUPEE apoiou 74 eventos, com a distribuição e fornecimento de material esportivo. Foram 140 bolas, 53 jogos de uniformes e coletes e 311 medalhas e troféus, alcançando 22 municípios sergipanos beneficiados com esses materiais.

Dos pedidos de transporte e passagens mais de 90% foram atendidos, com a liberação de 81 passagens aéreas, 43 de ônibus, vans e micro-ônibus, alcançando o número expressivo de 1.203 pessoas, aproximadamente. Sergipe se fez presente em competições esportivas realizadas em 25 cidades do Brasil.

Captação de eventos - Promover ações no sentido de trazer grandes eventos esportivos para o estado de Sergipe, foi um dos desafios da SUPEE na atual temporada e os resultados foram os mais expressivos. Em 2020 Sergipe sediará competições nacionais e internacionais importantes como o Pan-American Cup de Triathlon, no mês de março, os Jogos de Praia - (Beach Games), da CBDU, de 14 a 18 de abril, com a participação aproximada de 500 atletas universitários, os JUBS - Conferência Regional em Julho de 2020, com aproximadamente 1000 atletas, a Seletiva Gymnasíade da CBDE, terá 5.600 jovens atletas e está marcada para julho e agosto de 2020.

Encerrando a relação de grandes eventos esportivos para 2020, terá pela primeira vez no estado de Sergipe a fase regional dos Jogos Escolares da Juventude, que acontece entre os dias 11 e 15 de setembro de 2020, com a participação de 1.650 atletas.

Fotos por: Eugênio Barreto/Seduc; Divulgação