Jogos Escolares 2019: Sergipe encerra participação com medalha de prata no Vôlei de Praia

02 de dezembro de 2019

A delegação sergipana encerrou sua participação nos Jogos Escolares da Juventude de 2019, em Blumenau (SC), com uma medalha de prata, conquistada pela dupla formada por Ágatha Bianca e Vanessa Oliveira, alunas do Instituto Dom Fernando Gomes. A partida aconteceu no Parque Ramiro Ruediger e Sergipe contou com um bom número de torcedores locais.

A dupla sergipana fez uma campanha memorável e chegou à final invicta, depois de passar por Amazonas, Paraná, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. A dupla perdeu para as cariocas Maria Clara e Sophia Cunha por 2 sets a 0, com parciais de 21 x 19 e 21 x 15.

Na semifinal, em partida dramática as sergipanas passaram pelas catarinenses, donas da casa, Helena Weber e Larissa Teles por 2 sets a 1, de virada. Nas quartas de final, Ágatha e Vanessa passaram por Cecília Albuquerque e Larissa Lorena, do Rio Grande do Norte, também por 2 sets a 1, novamente de virada.

Contra Santa Catarina, em uma partida emocionante e dramática, as sergipanas perderam o primeiro set, mas por 2x1 conquistaram a vaga para a grande final contra a forte equipe do Rio de Janeiro. Em todas essas partidas, Ágatha e Vanessa contaram com uma torcedora muito especial. Embaixadora dos Jogos da Escolares da Juventude, o fenômeno do Vôlei de Praia, a sergipana Duda Lisboa, engrossou a torcida das sergipanas, às vezes até orientando as meninas dentro da quadra, passando a sua experiência de grande campeã, detentora da vaga olímpica e melhor jogadora do mundo nesse esporte.

As meninas sergipanas fizeram uma grande partida contra a dupla do Rio de Janeiro, formada por Maria Clara e Sofia. Em muitos momentos, Sergipe liderou a partida, principalmente no primeiro set, quando colocou uma vantagem de quatro pontos, deixando a impressão de que a medalha de ouro seria a coroação de todo a campanha. Mas as cariocas reagiram empataram o jogo em 18 pontos, viraram em 19x18 e a partir daí não perderam mais a vantagem, fechando o set em 21x19.

No segundo set, as sergipanas estiveram por um bom tempo à frente do placar. Chegaram a fazer 10x5. As cariocas reagiram e fecharam o set em 21x15. Depois foi só comemoração para as vencedoras, que levaram a medalha de ouro e para as sergipanas, a certeza de do dever cumprido, de que fizeram de tudo em busca do ouro, mas conseguiram a medalha de prata. Por muito pouco, Ágatha não conquista o segundo ouro, repetindo o que aconteceu o ano passado no Rio Grande do Norte, na parceria com Anne Caroline.

Assim, o Estado de Sergipe continua fazendo história no Vôlei de Praia, não só quando se fala na prática do alto rendimento, com nomes como Duda e Tainá Bigi, como também no escolar, agora com essa boa dupla formada por Ágatha e Vanessa.

Os Jogos Escolares da Juventude deste ano reuniram mais de 1.300 inscritos em todo o país, entre atletas, técnicos e oficiais. Nos quatro dias de competição, foram mais de 233 jogos nas 14 modalidades: basquete, futsal, handebol, vôlei, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e wrestling.

Fotos por: Givaldo Batista