Aluna do C.E. Vitória de Santa Maria é convocada para Mundial de Jovens na Suíça

25 de junho de 2019

A paratleta Luciele Carolaine Brito Santos é uma das convocadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para integrar a Seleção Brasileira, que participará do Mundial de Jovens. A competição acontece em agosto em Nottwil, na Suíça. Luciele é atleta do arremesso de peso e detém várias marcas nacionais. Com apenas 14 anos, a superatleta em 1,75m e pesa 95kg é aluna do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, localizado em Aracaju.

Para o professor Antônio Ferreira, o Ferreirinha, técnico de Luciele, a atleta tem apenas um ano no paratletismo e considerada um fenômeno. “Trata-se de um diamante bruto, que está sendo lapidado. A paratleta é resultado de uma parceria com Centro de Excelência Vitória de Santa Maria. Tão logo a professor me apresentou, já a vislumbrei na prova do arremesso do peso, pois tem o biotipo ideal e uma força descomunal”, revelou Ferreirinha.

O período da competição será na primeira semana de agosto, mas não está definida ainda a data da viagem, nem o dia da prova da sergipana. Mas ela já está de posse do passaporte, esperando apenas a chegada da passagem.

Uma das principais conquistas de Luciele, foi o título de campeã do arremesso do peso nas Paralimpíadas Escolares-2018, estabelecendo a melhor marca da competição com 11.49m (3kg), bem como o recorde brasileiro do adulto, no Circuito Loterias Caixa Brasil, Etapa Norte-Nordeste 2019. Posteriormente, em março em João Pessoa com a marca de 10.63 (4kg) e depois em 08/06/2019 na primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil, ela bateu o próprio recorde brasileiro em São Paulo, com a marca de 10.70m (4kg). Luciele também bateu o recorde brasileiro no lançamento de disco, com a marca de 25.97m (1kg) e do arremesso de peso, com a marca de 10.60m (4kg) da Confederação Brasileira para Deficientes Intelectuais (CBDI) em maio deste ano.

Fotos por: Divulgação / Unidade Escolar