Projeto Verão 2023 incentiva prática de versão da luta olímpica nas areias da praia
Autor(a): Ascom/ SeelVisitas: 129
31 de janeiro de 2023

As inscrições para as atividades esportivas do Projeto Verão 2023 já se encontram abertas e prosseguem até 9 de fevereiro. O evento acontece de 10 a 12 de fevereiro, nas orlas da Atalaia e Por do Sol, oferecendo atividades esportivas e culturais, além de shows de artistas locais e nacionais. Realizado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2023 garante a visibilidade de uma gama de modalidades esportivas que estão em crescimento no estado, uma delas é o wrestling (luta olímpica), só que na versão praia, a chamada beach wrestling (luta de praia).
O termo inglês "wrestiling" dá nome ao torneio de luta olímpica, tanto na modalidade greco-romana como no estilo livre. Wrestiling quer dizer o princípio da luta: segurar, prender, imobilizar. Existem diferenças básicas entre o estilo livre e o greco-romano. No primeiro, é permitido utilizar e atacar as pernas, enquanto no segundo só é permitido usar o tronco, não podendo atacar ou utilizar as pernas para derrubar o adversário.
Adaptação da luta greco-romana para as areias, com algumas regras e regulamento específico, o beach wrestling é um esporte democrático, podendo ser praticado por homens e mulheres, além de atletas que disputam outras modalidades de luta. No beach wrestling, o objetivo principal consiste em levar o adversário ao solo ou colocá-lo para fora da área de luta (círculo), e essa ação garante ao lutador um ponto. Vence a luta o competidor que acumular três pontos ou que estiver em vantagem ao final do tempo de disputa. Além disso, ganha a disputa o competidor que conseguir derrubar o adversário com as costas na areia, essa ação já garante três pontos. Os combates são disputados em único round com duração de três minutos.
Crescimento
A modalidade vem se popularizando cada vez mais no estado, sobretudo em virtude das condições ambientais da localidade. A praia por si só já inspira a prática da atividade esportiva e quando se junta a um evento importante como o Projeto Verão as expectativas são ainda maiores. É o que vislumbra o presidente da Federação Sergipana de Luta Olímpica Associada (FSLOA), Luciano Vieira, que espera uma maior projeção da modalidade durante os dias de evento. “O beach wrestling já participa desde o primeiro Projeto Verão, e, a cada edição, o crescimento é maior. É a única luta que está inserida no torneio de praia. Com isso, a gente espera favorecer a divulgação do esporte que está em ascensão no estado. É uma modalidade bem eclética, que não tem muitos custos e que pode ser praticada por qualquer pessoa. Em sua maioria, por atletas de vários segmentos das artes marciais, a exemplo de karatê, o judô, jiu jitsu”, destaca o presidente da federação, que contabiliza em torno de 70 filiados, praticantes da modalidade wrestling.
No estado, estima-se que em torno de 130 pessoas sejam praticantes dessa luta. O presidente ressalta que Sergipe vem despontando nas competições da modalidade. “Pelo wrestling, temos vice-campeão pan-americano, campeões brasileiros e universitários. Já no beach wrestling, temos um bicampeão dos Jogos Universitários. Então, a gente espera ainda mais resultados nas competições, tanto no wrestling como beach wrestling”, disse o presidente e treinador, que começou no esporte por incentivo do filho. “Entrei na luta olímpica por conta do meu filho, que participou dos Jogos Escolares Brasileiros, que aconteceram no Pará. Na ocasião, ele ficou na terceira colocação com o wrestling, e isso me incentivou a conhecer e estou até hoje desenvolvendo esse trabalho de promoção da luta olímpica no estado”.
Olimpíadas
Enquanto o wrestling está entre as modalidades mais antigas e tradicionais dos Jogos Olímpicos, o beach wrestling busca entrar para o programa do Comitê Olímpico Internacional (COI). Agregando cada vez mais praticantes ao redor do mundo e se tornando uma potência dos esportes praticados na areia, a expectativa é de que o beach wrestling esteja entre os próximos esportes olímpicos. É o que acredita Luciano Vieira. “Com certeza, é o que a gente espera, no futuro próximo, termos a modalidade participando das Olímpiadas e estamos todos trabalhando para isso”, conclui.
Projeto Verão
Para a competição de beach wrestling no Projeto Verão 2023 serão ao todo 100 competidores. As disputas estão divididas nas categorias: adulto, cadete, juvenil e júnior (masculino e feminino). As lutas estão separadas por peso. No feminino, atletas que pesam até 50 kg, 60 kg, 70 kg e acima de 70kg. No masculino, atletas que pesam até 70 kg, 80 kg, 90 kg e acima de 90 kg.
O torneio vai funcionar por eliminatória simples e os vencedores avançam até a disputa final. A competição é desenvolvida pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte de Aracaju (Sejesp) e pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel). Os eventos acontecem nos dias 11 e 12, na Orla da Atalaia, onde estarão montadas as Arenas Esportiva e Criativa. Confira o link para inscrição.