Aguarde, carregando...

Topo

Logo SEEL

Núcleo de Ciências do Esporte é criado para o desenvolvimento do esporte escolar

Autor(a): Givaldo BatistaVisitas: 69

16 de abril de 2021

Twitter Facebook WhatsApp WhatsApp

Imagem de Capa

A Superintendência Especial de Esporte (SUPEE), por meio da Coordenadoria de Esporte Educacional (COEED), está lançando o Núcleo de Ciências do Esporte, projeto que tem por finalidades capacitar e fomentar o desenvolvimento da ciência no âmbito esportivo escolar. O projeto tem como coordenadores os professores Grasiela Silva, que desenvolverá as suas atividades nas pesquisas qualitativas, e Neto Pereira, que vai trabalhar com as pesquisas quantitativas. Essas linhas de pesquisa têm como objetivo geral compreender os modelos desenvolvidos no esporte escolar para formação de atletas à luz da ciência.

Segundo o professor Neto Pereira, o projeto Núcleo de Ciências do Esporte promoverá um estímulo à produção científica, deixando um legado para a comunidade esportiva. “Estimular a produção de ciência gera uma melhor assertividade e velocidade em tomadas de decisão. É por meio da prática baseada em evidência que grandes centros esportivos ao redor do mundo desenvolvem seu trabalho, além de gerar um legado dos seus construtos para a comunidade esportiva de alto rendimento e comunidade acadêmica”, afirma.

Na visão do professor Wendel Oliveira, coordenador de Esporte Educacional da Supee, o Núcleo de Ciências trabalhará o lado científico do esporte, criando uma base para professores e estagiários. “O Núcleo de Ciências do Esporte é um projeto em desenvolvimento, que busca gerar subsídios científicos, para tomadas de decisão, em favor do esporte sergipano. Além disso, visa embasar professores e estagiários na rotina diária de treinos, bem como contribuir para sua formação continuada”, avalia Wendel.

A professora Grasiela Silva afirma que, ao implantar-se o núcleo, este partirá da premissa de que a construção do pesquisar aproximará os professores da realidade social, permitindo uma evolução na aplicabilidade das ações no cenário esportivo. “As leituras, discussões e análises aqui tecidas serão essenciais à construção de uma postura investigativa e ampliação do universo epistemológico esportivo”, disse.

Galeria vinculada

Fotos por: ASCOM/SUPEE