Site institucional da Superintendência Especial de Esporte

Logomarca da Superintendência Especial de Esporte

Mariana Dantas preside pela primeira vez na reunião do VII Fórum Nacional de Secretários

Autor(a): Ascom/ Esporte. DFVisitas: 43

14 de outubro de 2021

A superintendente especial de Esportes do Estado de Sergipe, Mariana Dantas, foi eleita no mês de setembro presidente do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Esportes. Na última terça-feira , 12, a sergipana teve a oportunidade de, pela primeira vez, de presidir uma reunião do mencionado colegiado.
O evento foi realizado em Brasília-DF, no auditório do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e contou com as presenças de gestores esportivos, representando 21 unidades da federação.

Para enriquecer ainda mais a reunião, foram convidados Antônio Guedes, secretário nacional do paradesporto; Luciano Cabral, presidente da CBDU; Alim Maluf, presidente da FISU América;  e Ale Serrato, diretor da Confederação Brasileira de Desporto Aquático/CBDA. Esses  convidados especiais explanaram sobre suas entidades, projetos e programas.

O secretário nacional de paradesporto, José Guedes, ressaltou os desafios para a evolução do paradesporto e a necessidade de estreitar laços com as federações. “Precisamos de que a capacitação chegue a todos os estados. Para isso, estamos estudando promover um curso para essa capacitação, a fim de que todos os estados tenham uma pessoa responsável pelo paradesporto”, reforçou Guedes.

O presidente da CBDU, Luciano Cabral, apresentou todo o calendário da entidade para 2022. Luciano revelou ainda que o Fórum tem como objetivo estreitar o relacionamento dos governos com as federações, o que ele considera necessário para o crescimento do desporto universitário no Brasil.

“A gente tenta prospectar os secretários para os eventos da CBDU e dialogar com eles, porque existe uma parte do sistema que é muito frágil, que são as federações estaduais, que precisam do apoio dos secretários. A CBDU recebe verbas do Governo Federal oriundas dos recursos da Loteria, e as federações estaduais não são beneficiadas”, pontuou Luciano.

Durante o encontro foram discutidos assuntos importantes para a elaboração de políticas públicas, a fim de que possam ser elaborados projetos e programas para serem apresentados nos estados.
Avaliando o encontro, a superintendente Mariana Dantas disse que foi um momento muito produtivo; uma reunião altamente técnica, com discussões bastante ricas.

“Ainda foi discutido o novo estatuto do Fórum, para maior segurança jurídica da entidade, e dados encaminhamentos de pautas importantes, como a Lei Geral do Esporte e o Plano Nacional do Esporte “, revelou Mariana Dantas.

Foi a primeira reunião do VII Fórum presidida por Mariana Dantas. Ela disse estar agradecida por essa oportunidade. “Presidir uma reunião do Fórum Nacional pela primeira vez foi uma missão bastante enriquecedora. Sinto-me muito grata em ter presidido essa reunião juntamente como a minha diretoria, com meu vice-presidente Junior Santiago, do Acre, e a secretária executiva, Gisele Ferreira, do DF. Juntos, compusemos essa diretoria do Fórum e demos todo o encaminhamento necessário”, concluiu Mariana Dantas.

A próxima reunião está prevista para o fim do mês de novembro, quando serão apresentadas as sugestões de melhorias na Lei Geral do Esporte e do Plano Nacional do Esporte e encaminhadas às autoridades competentes.

Fotos por: Esportiva Aju