Fábio Mitidieri assegura verba de 1 milhão, para reforma e revitalização do Etelvino Mendonça

13 de abril de 2021

Um velho sonho dos desportistas de Itabaiana será transformado em realidade nos próximos dias. O Estádio Etelvino Mendonça, o “Mendonção”, a mais importante praça de esportes do interior sergipano, passará por um processo de revitalização nas suas dependências, uma completa e ampla reforma. Pelo menos foi o que assegurou na manhã desta segunda-feira (12), deputado federal Fábio Mitidieri, na visita realizada aquela praça de esportes.

O deputado asseverou já dispor de uma verba federal do Ministério da Cidadania, através da Secretaria Nacional de Esporte, que será repassada ao Governo do Estado de Sergipe, no valor de valor de R$ 1milhão.

- Já temos 1 milhão de reais separados para o Etelvino Mendonça.  Viemos ver o tamanho da demanda. O Mendonção representa o Itabaiana, um dos clubes de tradição do nosso estado e precisa de uma reforma. Seu gramado já tem 50 anos de idade e precisa urgentemente ser modificado, assim como, receber um novo placar eletrônico e melhorar os vestiários. Viemos com a equipe técnica da Secretaria da Educação, juntamente com a Mariana Dantas, superintendente de esporte de Sergipe, para identificar essas demandas e garantir o recurso para que tudo aconteça em tempo hábil - garantiu o deputado federal Fabio Mitidieri aos presentes.

A ideia é fazer um grande projeto, que contemple todas as necessidades e estabeleça prioridades, que se adequem ao recurso disponibilizado, levando em consideração, que no primeiro momento, se busca o melhor caminho para essa reforma.

A superintendente Mariana Dantas, lembrou que no dia 7 de março, o Etelvino Mendonça completou 50 anos, e essa reforma seria um presente aos desportistas de Itabaiana, no ano do cinquentenário daquela praça de esportes. Lembrando também, as intervenções que serão feitas no estádio.

-  O Etelvino Mendonça é uma das praças esportivas mais antigas do nosso estado, por isso a importância dessa visita, que teve como objetivo fazer uma avaliação das necessidades, que serão inseridas na reforma. A prioridade será troca do gramado. Quando falamos em troca de gramado, isso inclui o sistema de drenagem e irrigação. Mas além do gramado, o nosso objetivo é fazer a reforma do banco de reservas, troca do placar eletrônico e uma revisão em toda a parte elétrica do estádio. Outras melhorias também serão feitas, pois a ideia é criar um amplo projeto, para modernização de toda a estrutura do estádio – disse a superintendente.

Para o prefeito Adailton Sousa, o Mendonção é um dos principais estádios de Sergipe e esses recursos irão beneficiar o futebol não só para o Tricolor, mas para os clubes de todo o estado. “A gente espera ansiosamente como torcedor do Itabaiana e fã do futebol sergipano, que essa obra se concretize o mais rápido possível, para que a gente tenha um estádio de futebol a nível de competições nacionais e até internacionais”, disse Adailton.

GRAMADO - A princípio, foi discutida a causa do desgaste do gramado e como sanar esse problema, sendo colocado no papel e estipulado o prazo de cem dias para entrega da obra, foi o que disse o engenheiro Ricardo da Silva.

- Hoje em dia temos gramados que oferecem uma condição de jogo muito melhor. No caso do Etelvino Mendonça, tem uma contaminação grande de ervas daninhas. A camada do solo é ardilosa, ou seja, em uma chuva pesada, a água demora a infiltrar no solo, refletindo na superfície, o que não deixa a bola rolar em campo, fazendo com que o jogo fique amarrado. O que vai ocorrer é a troca do gramado. Quando falamos nessa troca, é a mudança de sua superfície, como também trazer a instalação de um sistema de drenagem e sistema de irrigação automatizado – revelou Ricardo da Silva, engenheiro agrônomo.

Além do Deputado Fabio Mitidieri e da superintendente Mariana Dantas, estiveram presentes ao Etelvino Mendonça, o presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, o prefeito da cidade de Itabaiana, Adailton Sousa, o diretor de engenharia da Seduc, Valdir Pinto, o presidente interino do Itabaiana, Wilson Mendonça, o engenheiro agrônomo, que cuida do gramado da Arena do Batistão Ricardo da Silva, a Coordenadora Estadual de Praças Esportivas, Dalva Nunes, vereadores de Itabaiana, imprensa e personalidades do mundo esportivo local.