Esporte será fortalecido e planejado como política pública transversal para melhoria da qualidade de vida dos sergipanos
Autor(a): Ascom/ SeelVisitas: 72
02 de fevereiro de 2023

Distribuição de novos equipamentos para escolas, aporte financeiro aos times de futebol masculino e feminino, adoção de medidas para o fortalecimento das escolinhas e clubes de futebol feminino profissional, e realização de grandes eventos já são ações em curso na atual gestão
O esporte sergipano recebe novos incentivos e investimentos na gestão do governador Fábio Mitidieri. Desde janeiro, o Governo de Sergipe, por meio da recém-criada Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, já distribuiu novos equipamentos esportivos para escolas estaduais, ofereceu um aporte financeiro aos times de futebol masculino que disputam o Campeonato Sergipano e ao time feminino que representa o estado no Campeonato Brasileiro, adotou medidas para o fortalecimento das escolinhas de futebol e os clubes de futebol feminino profissional, além de estar se preparando para receber grandes eventos esportivos nacionais.
Todas essas medidas estavam previstas no plano de governo de Fábio Mitidieri para fortalecer o esporte sergipano e já estão sendo executadas, representando o compromisso e a importância dada ao tema na atual gestão.
“Políticas públicas de fomento ao esporte envolvem educação e inclusão. Minha trajetória política é ligada ao desporto, implantei o Bolsa Atleta em Aracaju quando fui secretário do município e trabalho para que possamos formar cidadãos e oferecer oportunidades por meio do esporte. No governo, iniciamos recriando a Secretaria de Esporte e agora firmamos patrocínio para 11 times de futebol. É o início de uma gestão focada em ações transversais para melhorar a qualidade de vida do sergipano”, afirma o governador.
A recriação da secretaria representou o início desse compromisso firmado com o esporte sergipano, reforça a secretária Mariana Dantas. “Hoje, com a volta do status de secretaria, teremos mais recursos, mais estrutura e mais autonomia para a realização dos projetos que envolvem os atletas, os clubes e o esporte sergipano em geral. Isso representa a importância que o esporte terá durante a gestão do governador Fábio, que está envolvido nessa área desde o início da sua vida pública”, disse.
Primeiras providências
No dia 30 de janeiro, o governo de Sergipe anunciou o patrocínio dado aos clubes de futebol sergipanos, no valor de R$2,3 milhões. Esse valor será repassado proporcionalmente aos clubes de futebol masculino que disputam a Série A1 do Campeonato Sergipano e ao time feminino do Estanciano, que representa o estado na Série A3 do Brasileirão, por meio do Banese, e, em contrapartida, esses clubes terão que criar ou fortalecer suas escolinhas de futebol para jovens a partir dos 12 anos e disponibilizar seus centros de treinamento para os times femininos.
O estado ainda se prepara para receber grandes eventos esportivos nacionais, como o Aberto Nacional de Judô e o Troféu Brasil de Ginástica, em abril. Esse tipo de evento atrai clubes e atletas de reconhecimento nacional e movimenta a economia do estado durante a realização.
A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer também está distribuindo materiais esportivos para fortalecer o esporte nas escolas estaduais de Sergipe. Os materiais são fruto de um investimento no valor de R$17 milhões, para a compra de bolas, colchonetes, cones, raquetes e outros itens necessários para as práticas esportivas nas escolas. Nas últimas semanas, as escolas ligadas às DRE-1 e DRE-4 já foram beneficiadas e poderão iniciar o ano letivo com materiais esportivos novos.