Encerramento festivo do Estágio de Treinamento de Ginástica Rítmica (GR)

13 de dezembro de 2020

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) realizou na manhã deste domingo (13), a solenidade de encerramento de mais uma edição do “Estágio de Treinamento de Ginástica Rítmica (GR)”, em Aracaju. O evento contou com as presenças de dirigentes da CBG, autoridades sergipanas, técnicas e ginastas da Seleção Brasileira de GR-Conjunto, de ginastas participantes do curso e da Superintendente Especial de Esporte, Maria na Dantas. O evento aconteceu no Centro Nacional de Treinamento, anexo a Arena Batistão, base de treinamento da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, cedido à CBG, em parceria Governo do Estado.

Iniciado no dia 7 de dezembro, o Estágio de Treinamento de Ginástica Rítmica teve a duração de sete dias e reuniu ginastas de todo o Brasil e é realizados em parceria com a com a área de desenvolvimento do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

O Estágio tem como um dos objetivos, trabalhar a base da Ginástica, pavimentando o futuro da modalidade, objetivando a descoberta de talentos, para integrar a Seleção Brasileiro da GR. Além de proporcionar às ginastas participantes, a oportunidade de trabalhar com os treinadores das Seleções Brasileiras, criando um padrão uniformizado,  enfatizando o trabalho corporal e com aparelhos, a expressão corporal e as vivências coreográficas, reforçando a preparação física e técnica, visando aos Campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano da categoria juvenil. Tem com público alvo, atletas juvenis com idades entre 13 e 14 anos e treinadores que mais se destacaram nos Campeonatos Brasileiros no ano passado.

- Assim, continuaremos mapeando a base da Ginástica Rítmica nacional, capacitando os treinadores participantes e definindo as ginastas que irão representar a categoria de base do Brasil nos eventos internacionais previstos para 2021 - disse a presidente Luciene Resende. Presente à solenidade de encerramento, a Superintendente Mariana Dantas destacou o apoio do Governo do Estado à Seleção Brasileira de GR Conjunto, principalmente na criação e liberação do Centro Nacional de Ginastica para o treinamentos das meninas da seleção.

- É maravilhoso, incrível para as meninas do juvenil estarem aqui no Centro de Treinamento, casa da Seleção Brasileira, recebendo ensinamentos, compartilhando experiências com a gente, aprendendo muito com a gente. Eu tenho certeza que vai ser uma experiência que vai ficar marcada para o resto da vida delas. E mais uma vez enfatizo, que o Governo do Estado apoia o esporte sergipano e a GR não poderia ficar fora das modalidades que recebem o apoio oficial – lembrou Mariana Dantas.

A presidente Luciene Resende comemorou o sucesso do Estágio, que pela segunda vez acontece no Estado de Sergipe. "É muito importante esse evento, porque nós selecionamos as melhores ginastas de 2019 na idade de 13 a 14 anos, que irão representar o nosso país em alguns eventos internacionais. Felicidade maior por ser aqui no Centro Nacional de Ginástica Rítmica no Estado de Sergipe, pelo qual temos o apoio do Governo do Estado. Fico muito feliz com a presença de todos, especialmente da nossa Superintendente Mariana Dantas. Só temos que agradecer, desejar um Feliz Natal e um Ano Novo de paz para todos", disse Luciene Resende, Presidente da CBG.

Única sergipana participante do evento, a ginasta Kassandra da Silva Nascimento, atleta do Colégio Jardins de Aracaju, manifestou o seu contentamento em representar seu estado no Estágio, ao lado de ginastas de todo o pais. "Foi muito importante para mim participar deste estágio. Eu também queria agradecer à CBG pelo convite e dizer que sou muito grata por tudo isso que está acontecendo. Me empenhei bastante nos fundamentos e espero um dia ser uma grande ginasta, reconhecida por todo mundo", disse Kassandra da Silva Nascimento, atleta do Colégio Jardins de Aracaju.

Presença marcante no encerramento do curso, a campeonissima Natália Gaudio manifestou a satisfação de participar da solenidade, depositando confiança no futuro da GR do Brasil.

- Fico muito feliz porque eu vejo que nós temos ginastas com bastante talento chegando na nossa próxima geração. Eu torço muito para que essas meninas continuem com esse trabalho incrível que foi feito aqui, porque eu tenho certeza que elas vão conseguir evoluir muito, se elas conseguirem seguir o que elas aprenderam aqui. Elas estão no caminho certo. A gente deseja que ano que vem seja um ano melhor que 2020, que todos os problemas passem e que a gente volte a competir, estar dentro do ginásio, igual a gente está aqui agora, porque é isso que a gente ama – comentou Natália Gaudio, Ginasta Olímpica da Seleção Brasileira.

Participaram do treinamento as seguintes ginastas:

Alana Carolayne da Silva - ASS.TOLEDANA/PR
Ana Clara Ferreira -  P.M.BETIM/MG