Site institucional da Superintendência Especial de Esporte

Logomarca da Superintendência Especial de Esporte

Avaliação da participação de Sergipe nos Jogos Escolares Brasileiros-2021 é positiva

Autor(a): Ascom/ SupeeVisitas: 27

08 de novembro de 2021

Foi das mais positivas, a participação do Estado de Sergipe nos Jogos Escolares Brasileiros-2021 (JEB’s), realizados na cidade do Rio de Janeiro, no período de 29 de outubro a 5 de novembro. Considerando o pouco tempo para preparação em um período pós-pandemia, Sergipe esteve muito bem, principalmente nas modalidades individuais, nas lutas por exemplo.

Ao todo foram conquistadas seis medalhas, sendo quatro de bronze,  uma de prata e uma de cobre.  Sergipe participou com uma delegação de 253 integrantes, reunindo, atletas, técnicos, dirigentes e oficiais. Foi uma das delegações mais animadas do evento e durante oito dias, os sergipanos viveram muitas emoções nas quadras, pistas, piscina, tatames e arenas do Parque Olímpico no Rio de Janeiro.

Os sergipanos se saíram muito bem em diversas modalidades. Porém, o destaque maior foi nas individuais e de luta. Um desses destaques foi o Luís Antônio, aluno do Sesi, que levou bronze no judô, depois de 6 disputas acirradas.

No Karatê, a aluna do Instituto Dom Fernando Gomes, Vitória Nunes, conseguiu bronze na categoria – 54k. “Esse foi o meu primeiro campeonato nos JEB’s e estou muito feliz por voltar para casa, com a medalha de bronze e representando muito bem o meu estado”, falou a atleta.

Voltamos para Sergipe recheados de medalha de bronze. Na modalidade do Wrestling não foi diferente, Gabriel Henrique, da Escola Estadual 8 de Julho, também trouxe para casa a sua medalha. No atletismo, uma das modalidades mais disputadas no país, Marcos Vinícius, da Escola Municipal Mário Trindade Cruz, do município de Pirambu, conquistou uma medalha de prata.

A superintendente de esporte do estado de Sergipe, Mariana Dantas, faz uma avaliação sobre a presença sergipana nos JEB’s “A participação de Sergipe nos Jogos Escolares Brasileiros, foi extremamente satisfatória. Saímos  contentes com a participação dos nossos atletas. A nossa maior preocupação não era nem sair com medalhas, mas sim, termos uma delegação comprometida, fortalecida, bem amparada e cada um fazer o seu melhor, sendo o resultado da conquista de medalha uma consequência.  E é bacana também, ver a interação de todos os municípios e todas as instituições de ensino, estaduais, municipais e particulares”, avaliou Mariana Dantas.

Os JEB’s são a maior competição nacional de desporto escolar do Brasil e aconteceram na cidade do Rio de Janeiro. Contou com a participação de estudantes-atletas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Foram disputadas dezessete modalidades esportivas, entre coletivas e individuais com a participação de jovens e adolescentes com idades entre  de 12 a 14 anos, em ambos os sexos. Cada um teve a oportunidade desenvolver e mostrar seus potenciais talentos esportivos, em uma competição do mais alto nível técnico e de organização, promovendo assim, a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos.

Os atletas das modalidades coletivas também fizeram bonito e conquistaram bons resultados. Os meninos do Colégio Imaculada Conceição saíram com bronze no futsal, depois de golear por 5x1 a seleção de Rondônia.

"Foi uma vitória grande estarmos lá, pois se caracteriza a retomada do esporte sergipano. Sabemos o quanto foi difícil realizar nossa seletiva, que foram os Jogos da Primavera, em tão pouco tempo. Apenas 15 dias de competição e cinco dias para preparar a documentação de 253 integrantes da nossa equipe e fechar a delegação. Foi um trabalho árduo, mas estamos satisfeitos com o resultado e a certeza do dever cumprido – disse Wendel Oliveira, coordenador de Esporte Educacional da Supee.

Wendel Oliveira fez ainda uma avaliação dos resultados e das medalhas conquistadas. “Conquistamos boas medalhas, principalmente nas lutas e coletivas. Acredito que essa retomada do esporte e a participação da nossa delegação foi excepcional. Um  aprendizado para todos. Parabenizo a CBDE por toda estrutura e parceria. Todo esporte nacional e estudantil está muito feliz com essa retomada e esperando os próximos eventos”, concluiu Wendel Ribeiro.

Fotos por: Ascom/ Supee